De simao a 03.11.2014 às 20:11
é muito bonito mas se em Portugal não há aulas em Espanhol, inglês, francês, ucraniano, russo, porque é que em Luxemburgo se deve falar Português nas aulas?
De v a 03.11.2014 às 21:08
a questão é que se fala que nem no recreio podem, nas aulas até concordo que não se fale, agora no recreio?!
De TRL2014 a 04.11.2014 às 05:46
Vocé vive no luxemburgo por acaso pa diser isso? Ningém proibe as crianças de falar portugues no recreio é só nas salas de aulas! Não sei aonde foi buscar essa! Eles tão a proibir é dentro da sala de aulas, fora da sala de aulas podem fazer o qe bem lhes aptecer!!!
De Artur a 04.11.2014 às 07:49
É que nem ele, nem você têm razão. O artigo do jornal Contacto que está na origem da notícia fala de creche e de ATL. Nas creches e nos ATL não existem salas de aula. As crianças com menos de 6 anos não têm aulas. Ou seja, as crianças estão em constantes atividades ocupacionais, dentro e fora da sala. O v tem um pouco mais de razão, pois recreio terão sempre no exterior e como as crianças de menos de 6 anos têm de estar sempre acompanhadas, logicamente até no recreio (que no fundo é mais uma atividade) não poderão falar português. E depois há o facto de que ninguém está a dizer que as crianças querem falar compulsiva e sistematicamente o português. Trata-se de expressões, de frases ocasionais do género "dá isso", ou "ele bateu-me", ou ainda o tipo de conversas típicas das crianças e jovens de origem portuguesa que conseguem misturar na mesma frase o português, o francês e o luxemburguês. Se você reside no Luxemburgo e já foi a Esch sabe do que estou a falar.
De TRL2014 a 05.11.2014 às 01:00
Mas qe eu saiba temos a comentar um imagem (cartoon) sobre o qe se passa nas escolas... ou seja nas aulas... eu sei o qe se passa nas creches isso revolta me tambem..
Eu nem sou de comentar estas coisas mas o problema é qe muito portugues pensam qe é contra attak pra eles... mas nao eu acho correto qe na sala de aulas se fale a lingua qe o prof. Entenda! Gostava de tar na sala de aulas e nao preceber portugues e qe todos a sua volta falasse?? E depois os portugueses leem isto e d um copo d agua fazem logo um balde inteiro... precebe me. La estavam logo a dizer qe proibem de falar port. Tmb no recreio isso nao foi dito... por isso e qe escrevi! Agora falando das creches sim nao tou daccordo sao crianças nao precebem sao innocentes ... eu tenho a minha filha de 6 meses e tou mesmo com receio de a meter numa creche visto qe as crianças qe falam entre si port. Sao castigadas postas de parte excluidas e etc. Ja viu uma criança é proibida falar a sua lingua materna na creche é punida... chega a casa e nao fala a sua lingua materna pq como foi punida na creche é provavel qe em casa tambem seja punida... ou seja muitas crianças vao ter medo de voltar as creches e receio de falar a sua lingua materna...
De sfsdf a 05.11.2014 às 01:20
fdx aprende a escrever crl!!!
De TRL2014 a 05.11.2014 às 03:51
LOL ouve uma falha na tua boa educação ;)
De Nuno a 06.11.2014 às 02:54
Ele esforça-se tanto por ter boa educação quanto você para escrever em Português. Não sei do que se queixa.
De TRL2014 a 06.11.2014 às 03:59
Ora ai está! Não se preocupe comigo que eu graças a Deus sei escrever português correto. 1. Não me apetecia.
2. Falam dos Luxemburguêses porque qualqer erro qe nós fazemos quando escrevemos lux. e os portuguêses são exatamente iguais!
3. E depois vém a boa educação dos portuguêses cá.. escopem no prato que lhe serviu comida... bom acabous-se. Eu resp. uma última vez pa deixar aqui o meu bom português (além de saber lux, francês e allemão perfeitamente não tive oportunidade de aprender n'uma escola o português que voçes sabem, mas por isso é que se calhar sei mais que voçes ;) ) aprendi sozinha mal mas ao menos tento ;-)
De Carlos Nogueira a 17.11.2014 às 14:31
Tão engraçada a hipocrisia lusitana!... Quer dizer, no Luxemburgo, um país independente, com língua e cultura própria, exigimos o ensino do português na escola oficial, e no nosso país, será que o fazemos nas nossas escolas oficiais para os filhos de quem constrói e limpa as nossas casas (Ucranianos, Brasileiros, Romenos, etc, etc? Ah, os filhos destes são menos importantes que os nossos, é isso???
É caso para dizer, “olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço”