Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Acordo ortográfico provoca obesidade

por Henrique Monteiro, em 10.12.10

Publicado em SAPO Notícias

Autoria e outros dados (tags, etc)

Anos de Cartoons

2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018


9 comentários

Sem imagem de perfil

De André a 10.12.2010 às 07:47

Provoca mais entropia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.12.2010 às 10:21

Tal como nós, a língua portuguesa é um organismo vivo, sempre em constante mutação. Portanto, devemos atualizar-nos e deixar que a língua portuguesa evolua. Não nos podemos esquecer que Portugal representa, apenas, uns meros 10 milhões no mundo a falar a língua de Camões. De qualquer forma, todos os falantes da língua portuguesa tiveram que proceder a alterações. É errado dizer que só os Portugueses irão alterar a sua grafia; os Brasileiros também procederam a variadíssimas alterações, apesar de em Portugal nos levarem a crer que não! Como português que sou, tenho orgulho na língua que falo e estou convicto que este Acordo Ortográfico é um passo muito positivo e benéfico para a divulgação, estudo e promoção da língua portuguesa em todo o mundo. Esta língua une povos, culturas e formas de pensar nos 5 continentes... há que saber lutar pela sua preservação e evolução. Viva a lusofonia!
Tiago Martins
Imagem de perfil

De xixinko a 10.12.2010 às 10:42

Este acordo ortográfico faz-me lembrar a remodelação de imensos e variadíssimos objectos que utilizamos no nosso dia-a-dia. Desde veículos automóveis, peças de vestuário ou embalagens de champô, por exemplo. Isso não significa, em nenhum dos casos, que estamos a melhorar. Por vezes damos um passo atrás e não o contrário. Sou 100% contra este acordo ortográfico, estamos a assassinar a nossa língua. Provavelmente vão aparecer aqui imensos comentários a discordar com o meu, mas, é apenas a minha opinião pessoal. Bom fim-de-semana para todos.
Sem imagem de perfil

De António a 10.12.2010 às 18:43

Só uma pergunta:
Qual a origem da palavra "champô"??
Concordo com o primeiro comentário. A nossa Língua está pejada de estrangeirismos e isso não faz dela uma língua menor, antes pelo contrário, faz dela uma língua viva com a capacidade de se adaptar evoluindo!
Sem imagem de perfil

De art a 10.12.2010 às 12:42

Lembro-me de quando "tomámos conhecimento" de um "acordo ortográfico" em curso. O senhor Malaca Casteleiro e o senhor Graça Moura a envolverem-se em acaloradas discussões acerca do tema.

Uma das principais razões invocadas, na altura, para a celebração do "acordo" seria a de os editores e livreiros poderem fazer uma única edição para os dois principais países (Portugal e Brasil). Que rica razão, sem dúvida
Agora, quando passaremos a utilizar os termos "trem", para designar "comboio", "ônibus", em vez de "autocarro", etc. etc. ?
É que, se assim não for, as editoras não poderão fazer a tal edição "unilingue".

Enquanto puder, utilizarei a grafia que aprendi, nos anos 60, cá em Portugal - e nasci Brasileiro...

Os EUA e Inglaterra tiveram e têm grafias diversas para designar as mesmas coisas: lembro-me de "jail" e "gaol", por exemplo... e quem me convence de que isso é mau?
Os Ingleses e os Norte-Americanos têm-se dado perfeitamente bem com o facto... hmmmm... pois... desculpem... eles são uns parolos e nós e os Brasileiros uns "desenvolvidos"...
Sem imagem de perfil

De Maria Correia a 11.12.2010 às 21:16

Resposta a ART:
É só para dizer que ART não distingue «ortografia» de «léxico» quando afirma «Agora, quando passaremos a utilizar os termos "trem", para designar "comboio", "ônibus", em vez de "autocarro", etc. etc. ?».
Se puder, ART consulte a História da Ortografia Portuguesa http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=acordo-historia
Ser-lhe-á muito útil, você poderá escrever como quiser, mas não deveria confundir conceitos, e já agora, recordo-lhe não é preciso ir ao Brasil para encontrar palavras diferentes para designar a mesma realidade, sabe o que é «griséu» e «marrã»?

Sem imagem de perfil

De André a 10.12.2010 às 16:34

Tiago Martins, falaste bem (já de acordo com o acordo ortográfico e tudo, xpetakular), mas não me animas.

Não vejo em que é que passar a escrever atualizar (como tu fizeste, por exemplo) seja um passo para a união de povos como referiste na tua tese. Mas tudo bem.

Esta discussão é como qualquer outra, vale o que vale. Tal qual como discutir política ou futebol. No entanto, os argumentos não me parecem válidos, ainda.

Boa invocação do art em relação à discussão entre Graça Moura e o outro tipo.

Abraços..
Sem imagem de perfil

De luisfoz a 10.12.2010 às 13:31

Sim, provoca obesidade, também provoca alergias em pessoas de mente estreita que não sabem ver o futuro
Sem imagem de perfil

De Tuga a 10.12.2010 às 21:06

É só para dizer que não concordo com qualquer dos argumentos aqui expostos.

A verdadeira razão é do foro económico. O Brasil é um dosmaiores mercados do mundo e Portugal teve de ir atrás, sob pena, de qualquer dia, os brasileiros mudarem a sua língua oficial para o que ela é: brasileiro.

Naturalmente, Portugal teria muito a perder com isso.

Tenho dito

Comentar post



Publicidade


No facebook


Cartoons Família e Desporto






Pesquisar cartoons

  Pesquisar no Blog