De Art a 06.06.2010 às 11:43
É preciso saber-se do que se fala.
É preciso dizer-se que qualquer "cábula" que fique retido ("chumbe") no 8º Ano, pode, efectivamente, propor-se a exames.
Mas, vejamos:
a) Os exames NACIONAIS de Português e Matemática, incidem sobre os conteúdos do 9º ANO!!! Nenhum alumo retido no 8º Ano os conseguirá, alguma vez, realizar com êxito!
b) Os outros exames a nível de escola são de TODAS as outras disciplinas e incidem, maioritariamente, sobre os conteúdos do 9º ANO!
Quer algum de vós dizer-me como pode um aluno retido no 8º ultrapassar estas dificuldades?
APOSTO em como NENHUM aluno o irá conseguir!
De Jonas a 06.06.2010 às 17:33
EXACTAMENTE!!
De facto existem pessoas que podia e deviam ser mais comedidas e menos verborreicas senão arriscam-se a cair no ridiculo ou então estão de má fé a tentar passar uma mensagem que não é verdadeira!
Penso até que o cartoon ilustra isso muito bem pois o tropeção que o "rapazinho" dá no 9º ano doi a qualquer um!
De Sílvia a 06.06.2010 às 21:09
Permitam-me que deixe um apontamento quanto à seguinte afirmação:
"Os exames NACIONAIS de Português e Matemática, incidem sobre os conteúdos do 9º ANO!!! Nenhum alumo retido no 8º Ano os conseguirá, alguma vez, realizar com êxito!"
Se isso é, na generalidade, verdadeiro para o exame de Matemática, pode não o ser para o de Português. Actualmente frequento o 12º ano - realizei, portanto, esses exames no ano lectivo 06/07. O exame de Português não incidiu em absolutamente NENHUM conteúdo específico do 9º ano - nenhuma referência a Os Lusíadas, nem ao Auto Da Barca do Inferno. Era uma prova do mais básico que pode haver - quase ao nível de um aluno de 5º ano, não fossem alguns pormenores de gramática.
Por isso, um aluno de 8º ano pode conseguir realizar um exame nacional com êxito. Basta ter alguma sorte na prova que lhe calha. O que torna esta questão em algo ainda mais flagrante. Não só não vai ajudar os alunos com dificuldades a ultrapassar as mesmas, como também pode vir a facilitar a vida a quem não se quer esforçar para ter bons resultados.
De Rúben a 06.06.2010 às 22:33
Exactamente, eu fiz os exames em 07/08 e de 9º ano NADA!
No de português ainda estudei um pouco de gramática porque não era o meu forte, e no exame apareceu muito pouco de gramática, e o que apareceu era básico!
No de matemática (como sou bom aluno) nem olhei para os livros e acabei por tirar 4 nos dois exames!
De xico a 06.06.2010 às 16:35
Não percebo porque tanta confusão! Eu quando cheguei ao final do 2º periodo do 11º estava com negativa a inglês, então anulei a matricula e fiz prova global que me deu equivalência ao 10º e 11º e mais tive que ser avaliado de forma escrita e oral coisa que nunca tinha sido em avaliação continua. Se for feito da mesma forma não percebo qual o problema...
Cumpz
De Sílvia a 06.06.2010 às 21:13
Nunca vai ser feito da mesma forma... No teu caso, se bem percebi, conseguiste fazer a disciplina com recurso a exame, mas frequentaste-a no 10º e até ao 2º período do 11º ano - estiveste nas aulas, deste os conteúdos. Neste caso estamos a falar de alunos que nunca frequentaram o 9º ano conseguirem simplesmente saltá-lo através da realização de uns quantos exames - sem assistir a aulas, sem trabalharem.