Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





A razão dos enfermeiros

por Henrique Monteiro, em 31.03.10

Publicado em SAPO Notícias

Autoria e outros dados (tags, etc)

Anos de Cartoons

2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018


20 comentários

Sem imagem de perfil

De Boris a 31.03.2010 às 14:03

Meus caros,

O centro da questão não se situa no simples ganhar mais, situa-se na justiça. Os enfermeiros nao se sentem superiores às diversas profissões da mesma área, apenas se sentem injustiçados, tal como esses técnicos que não auferem ordenados compativeis com o seu grau académico.

O problema de toda esta confusão na cabeça da opinião publica, tal como se provou acima, nos posts deste artigo, é que a comunicação social molda e deturpa a informação que oferece, tal como alguns elementos do governo... A argumentação pode-se fazer com base naquilo que nos apetecer, desde que nao se minta claramente e haja o minimo de verdade naquilo que se diz, mas a interpretação de quem lê e nao conhece todos os factos normalmente está errada.

Concretizando: os enfermeiros apenas procuram que o seu ordenado seja compativel com o seu grau académico - carreira superior técnica - onde têm a sorte de estar incluidos psicólogos, engenheiros, médicos, advogados, todos aqueles que são licenciados e recebem como tal.

Não podemos confundir tabelas salariais publicas e privadas - os engenheiros que falavam acima, ou trabalham em empresas privadas (que lhes pagam o que entendem) ou então estão em regime de estágio tutelado estatal e recebem como estagiários. Qualquer licenciado que trabalhe para o estado recebe como tal, exceptuando enfermeiros e tecnicos diagnóstico e terapeutica, que eu conheça.

Espero ter esclarecido as duvidas de quem está menos bem informado. Antes de opinarem vivamente, leiam e informem-se.
Sem imagem de perfil

De Bruno a 31.03.2010 às 14:27

Esta coisa de dizer que é a comunicação social que é culpada desculpem lá noutro dia entrevistaram um enfermeiro que ia para a greve em camionetas perguntaram-lhe o que é que eles reivindicavam e ele disse que iam fazer greve para ver se conseguiam ser aumentados, a jornalista perguntou-lhe se estava com esperança que a greve resulta-se e ele disse algo deste género: - "temos de tentar a ver se ganhamos mais alguma coisa, se não nos aumentarem para os 1200, pode ser que aumentem alguma coisa"

Eu a certa altura pensei estar a ver um conjunto de estudantes a irem fazer greve, foi o que pareceu.

Quando aqui disseram que licenciados no estado ganham mais que enfermeiros, posso dizer que isso é falso, não é uma generalização mas conheço casos próximos de técnicos com mesmo grau que enfermeiros que têm o mesmo problema, mas para pior! que são os técnicos superiores de saúde.

Acho que os enfermeiros têm direito à greve não concordo com o modo, penso que não foi salientado nas opiniões! mas de facto os 4 dias de greve por as razões indicadas, num momento que a ministra disse que irá ser efectuada uma alteração no sentido das preocupações apresentadas daqui a 3 anos, bem quer-se dizer,... estão a entrar pela madeira a dentro!
Devia haver mais compromisso por parte dos enfermeiros com operacionalidade, dos sítios onde trabalham,....
Sem imagem de perfil

De Boris a 31.03.2010 às 14:46

Ora cá está,

Entrevistaram uma pessoa que claramente nao sabia o que estava a dizer, e publicaram: com certeza que teriam outra entrevista, com mais valor de opinião, pra publicar. Manipulação da informação!

Relativamente aos tecnicos superiores de saúde: os tecnicos diagnostico e terapeutica pertencem a esse grupo. Quem se sente injustiçado, que LUTE!

Compreendo que o timing desta negociação nao seja a melhor, pela situação economica e social, mas é esta a oportunidade que os enfermeiros têm para o fazer. Há quase uma década que existem licenciados em enfermagem, e recebem como bachareis. Não me parece justo.
Sem imagem de perfil

De Bruno a 31.03.2010 às 14:53

A entrevista foi em directo na TV, deixe-me clarificar Boris, concordo quando diz ""com certeza que teriam outra entrevista, com mais valor de opinião", daí a manipular parece-me excessivo, o problema não deveria estar em quem entrevista mas quem adere à greve, se adere a uma greve para dizer o que aquele marmanjo disse mais valia estar quieto, daí parecer uma greve de miúdos,... concorda?
Sem imagem de perfil

De Boris a 31.03.2010 às 21:08

Era provavelmente uma pessoa menos informada e com um discurso menos cuidado. A análise que fez é bilateral, pode ser aplicada as duas situações... Lá está, o acto de argumentar é poderoso e tem quase sempre várias perspectivas, todas elas válidas. O juízo é de quem o lê...
Sem imagem de perfil

De AlterEgo a 02.04.2010 às 18:45

Caro Boris

Parece ser a única pessoa bem informada aqui.

Os restantes (autor do blog incluído) não passam de uns palermas que não sabem do que falam e, como tal, mais valia ficarem caladas. Infelizmente as novas tecnologias dão-lhes protagonismo, o que só é de lamentar.

Quanto aos enfermeiros, deviam era aprender com os pilotos da TAP: 6 dias de greve na altura certa e vejam lá se não houve acordo!

Comentar post



Publicidade


No facebook


Cartoons Família e Desporto






Pesquisar cartoons

  Pesquisar no Blog