Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tu és quem?

por Henrique Monteiro, em 13.01.15

sou1.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


60 comentários

Sem imagem de perfil

De sfddsfasdf a 13.01.2015 às 08:46

viva a liberdade de opressão... oops, expressão!
Sem imagem de perfil

De FFerreira a 13.01.2015 às 08:59

Se um negro é ofendido, isso é racismo
Se um homossexual é ofendido, isso é homofobia
Se um judeu é ofendido, isso é antissemitismo
Se um muçulmano é ofendido, isso é defesa da liberdade de expressão”
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 13.01.2015 às 11:54

Só que os negros, os homossexuais, e os judeus quando se sentem ofendidos não matam quem os ofende. Percebe a diferença?

A piadinha saiu-lhe furada.
Sem imagem de perfil

De Alexandre a 13.01.2015 às 12:19

Não, não se percebe. Segundo o seu racioncínio, só os violentos é que podem ser criticados. Lógica um pouco suicída, não? Explique lá melhor porque é que uns podem ser satirizados e outros estão a salvo, já que a violência neste caso, foi consequência do cartoon e não o oposto (não se esqueça que o CH também satirizava a Igreja Católica, e não vê lá ninguém da religião a querer matá-los).
Sem imagem de perfil

De AP a 13.01.2015 às 13:13

realmente não só a lógica mas o efeito tornou-se efectivamente e lamentavelmente suicida...
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 13.01.2015 às 14:23

Mas quem é que disse que uns não podem ser satirizados e outros podem? Só se for você. Só disse uma coisa óbvia: apenas os islâmicos radicais reagem com intimidação e violência à sátira. Desminta-me, se conseguir.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 13.01.2015 às 19:26

"apenas os islâmicos radicais reagem com intimidação e violência à sátira". Pois, se calhar, apenas quem vive no mundo muçulmano ou recebe diariamente bombas que matam civis aleatoriamente, ou vive sob ditaduras que são apoiadas (e foram muitas vezes instauradas) pela acção do Ocidente. Não digo que isso justifique os fascistas radicais islâmicos com a sua retórica idiota, mas é parte da razão pela qual eles existem e ganham apoios.

E os outros não mordem? Breivik, o KKK, quantas mortes não causaram fundamentalistas cristãos?
Sem imagem de perfil

De Niamey a 15.01.2015 às 15:20

houve tb aquele tipo da noruega...não sei.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 13.01.2015 às 19:44

Foi consequência do cartoon? A questão aqui é: será que aquele cartoon os chatou tanto para chegar la e matar uma duzia de pessoas??
Eu sou da opinião que não foi só aquele cartoon que incentivou este triste evento. Eu diria que é também uma consequência das guerras e invasões que fazemos aos países deles. Isto, diria eu é uma retaliação por demasiados motivos para se estarem a cingir ao cartoon. Os media ajudam bastante para fazer as pessoas acreditarem que foi por um simples cartoon. Mas aí cada um já acredita no que quer. Eu não acredito que iriam fazer uma coisa dessas por um cartoon.....
Sem imagem de perfil

De Gabriel Reis a 14.01.2015 às 14:12

A igreja católica matou muitos milhares com a inquisicão...
Sem imagem de perfil

De Alexandre a 14.01.2015 às 15:02

A Inquisição acabou há alguns séculos. Mais recente que ela, é a Revolução Francesa, que começou com a guilhotinagem de milhares.
Sem imagem de perfil

De AP a 13.01.2015 às 13:08

Caro Lionheart (alguma relação com as cruzadas?) a crítica é que lhe saiu furada: continuam a meter tudo no mesmo saco!

Se um cão morde toda a raça passa a ser perigosa?

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 13.01.2015 às 14:26

Não, só que nas outras raças os "cães" não "mordem".
Sem imagem de perfil

De AP a 13.01.2015 às 18:14

Mordem sim Sr! Até os Chihuahuas de uma tia minha! Só não vêm é nas notícias!
Sem imagem de perfil

De Gabriel Reis a 14.01.2015 às 14:09

meu amigo, não conhece os conflitos de África/EUA dos conflitos dos negros com brancos; De Israel com a palestina. A não sáo tantos biliões como os muculmanos, Em tantos biliões há-de haver umas centenas ou milhares de fanáticos. logo as probabilidades são muito maiores...
A piada saiu furada, remenda-se!!!
Sem imagem de perfil

De Gabriel Reis a 14.01.2015 às 14:10

meu amigo, não conhece os conflitos de África/EUA dos conflitos dos negros com brancos; De Israel com a palestina. A não sáo tantos biliões como os muculmanos, Em tantos biliões há-de haver umas centenas ou milhares de fanáticos. logo as probabilidades são muito maiores...
A piada saiu furada, remenda-se!!!
Sem imagem de perfil

De a a 15.01.2015 às 12:01

Se um muçulmano é ofendido, é islamofobia.
Sem imagem de perfil

De yoh locaust a 15.01.2015 às 22:58

ninguém é obrigado a ver o cartoon... eu só compro os jornais que quero, todos têm o direito a liberdade de expressão sobretudo a nivel artístico, quem não gostar sempre pode virar a cara para o lado... Agora quando andamos á procura de motivos para matar por questões religiosas qualquer motivo serve! A religião muçulmana é a unica religião que anda a matar inocentes em nome de um tal deus e do seu profeta, pois bem um deus assim intolerante e mesquinho, que não promove o perdão e a união entre os povos não pode ser um deus, só pode ser um demónio ou melhor há olhos demoniacos a distorcer os seus ensinamentos que levam uma multidão cega e ignorante atrás dos seus ideais egoístas. Vivam em paz com deus, sem deus, com profeta ou sem ele... vão mazé varrer o chão das vossas tendas e cuidar das vossas crianças em vez de andarem em lutas por poder extremamente ignorantes suas marionetas! maomé se existiu e tiver tumulo já deve ter dado tantas voltas que emigrou para outra galáxia com vergonha de voces, porque são os extremistas quem mais falta ao respeito do seu deus e do profeta!

Venham agora atrás de mim também suas caras de kebab
Sem imagem de perfil

De maria isabel a 13.01.2015 às 09:35

MARICAS,PRETOS,CIGANOS E CHINOCAS,são seres humanos e não se deve dar este tratamento em "palavriado" fazer caricaturas SIM MAS NÃO OFENDER EM TEXTO.
Estou muito ofendida, e concerteza tambem haverá mais gente (com queixa).
Aconselho a fazer uma "caricatura" a pedir desculpas por este palavriado
Sem imagem de perfil

De Mário a 13.01.2015 às 10:04

Antes de mais bom dia.
Minha prezada senhora, eu também me sinto ofendido pelos senhores ciganos receberem imenso apoios do estado.
Sinto-me lesado de descontar imenso e não ter direito a nada quando esta raça étnica se aproveita da xenofobia para atingir fins.
Recebem imenso dinheiro de apoios e ainda vendem em feiras sem efectuar qualquer tipo de desconto.

Espero que a senhora tal como propôs ao cartonista, faça um pedido de desculpas por ofender pessoas que tal como eu se indignam por actos de parasitagem financeira.

Muito obrigado pela atenção e um óptimo ano de 2015.
Sem imagem de perfil

De maria isabel a 13.01.2015 às 10:41


Bom dia também para si,
Usem as palavras e imagens com inteligência...
É só o que peço.
Quanto aos ciganos.....e +, eles não têm culpa se lhes dão facilidades ou "dinheiro. Eu sou tão lesada e estou tão indignada quanto o Sr:,não confunda o que comentei( MARICAS,PRETOS,CIGANOS E CHINOCAS,
fazer caricaturas SIM MAS NÃO OFENDER EM TEXTO).
Creio que deveriam fazer sim este tipo de "TEXTO" aos nossos governantes, esses é que criam todas as facilidades (apoios) para certos....
O que referi foi só a maneira ofensiva como se dirigiram aos...... porque nesse grupo de raças há gente honesta, e que merece respeito.
Sem imagem de perfil

De Mário a 13.01.2015 às 10:50

Eu vi como um modo de expressão!
Tal como os "pretos" nos chama brancos, de notar que sou moreno e a minha alcunha na família é o preto.
Seja como for, a liberdade de expressão tem limites, mas demonstra em parte o pensar da maioria dos Portugueses, no qual não me incluo , cada um é como cada qual.
Tenho dois conhecidos que são ditos "maricas" não os censuro.
Apenas critiquei devido ao pedido de desculpas, porque quando os ciganos por ex se deslocam aos hospitais ou à segurança social em grupos de 20 ou 30 e não respeitam nada nem ninguém, a culpa não é do governo ou dos funcionários.
É sim de quem não tem o mínimo de inteligência para estar em sociedade sem roubar ou enganar e que usa o número, força e ameaças para atingir os fins.

Enfim, o que vejo na caricatura é na realidade uma grande parte do que os Portugueses pensam, embora não me reveja no modo de pensar.

Uma vez mais,
Bom Ano.
Sem imagem de perfil

De yoh locaust a 15.01.2015 às 22:45

E os pobrezinhos dos ciganos também não teem culpa de ameaçarem as assistentes sociais, de falsificarem documentos.... de usufruirem dos garantes minimos que o nosso estado disponibiliza aos cidadãos para que estes sobrevivam até reorganizarem suas vidas de uma forma abusiva.
Sem imagem de perfil

De José a 13.01.2015 às 20:18

Desde logo, é verdade que há muita gente a aproveitar-se do sistema, sendo que parte dessas pessoas são ciganos. Todavia, antes de efectuar esse tipo de afirmações, convém dar uma vista rápida, pelo menos, nos números. Assim, apesar de não existirem números oficiais, julga-se existirem entre 30 a 90 mil ciganos em Portugal e de acordo com números da Segurança Social há 220 mil (arredondando o número) beneficiários de RSI (dados de Agosto de 2014). Ora, parece-me que só olhando para isto o senhor não deveria estar ofendido apenas com ciganos, mas com muitos portugueses não ciganos. Para além disto, se de facto cumpre as suas obrigações relativas à Segurança Social e às Finanças, em princípio, caso venha a ter dificuldades, por exemplo, caso fique desempregado, também virá a beneficiar de apoios. Termino dizendo que defendo um Estado Social, mas que os nossos governantes deveriam legislar no sentido de uma maior fiscalização e atribuição de apoios feita de uma forma criteriosa.
Sem imagem de perfil

De Alexandre a 13.01.2015 às 10:12

Ora aqui está um exemplo acabado do que tenho vindo a defender: se fosse um cartoon contra o Islão ou outra coisa qualquer que não seja "democraticamente aceite", aposto que a Sra. Maria Isabel estaria a defender a Liebrdade de Expressão e não se sentia ofendida.
Sem imagem de perfil

De CMCR a 13.01.2015 às 10:28

Oh inteligência, onde andas tu?!?!
Haja paciência para comentários assim... talvez a senhora não saiba distinguir entre um cartoon e uma obra poética de elevado teor linguistico...
Sem imagem de perfil

De Mário a 13.01.2015 às 14:26

Deves ser Paneleiro ou cigano, senão não te picavas tanto
Sem imagem de perfil

De Bruno a 15.01.2015 às 15:16

Fazer caricaturas de "maricas","pretos","ciganos" e "chinocas" está bem, mas texto já não ?

É como dizer que o Charlie Hebdo pode desenhar tudo o que lhe bem apetecer desde que escreva por favor, se faz favor , obrigado, com licença, etc ...

Este exemplo enquadra-se no que a senhora disse:
http://imworld.aufeminin.com/story/20130224/charlie-hebdo-une-14309_w1000.jpg

Não é caso para fazer o que fizeram (estou totalmente contra e revoltado com o que fizeram), mas lá que isto não é liberdade de expressão NÃO É !

Liberdade de expressão tenho eu em poder opinar positivamente ou negativamente sobre este assunto.
Sem imagem de perfil

De Lolilua a 13.01.2015 às 10:02

... Se ontem teci um elogio, hoje NÃO GOSTEI!... A liberdade de expressão deve ser usada de forma INTELIGENTE, não recorrendo a termos insultuosos e humilhantes. Caso contrário, seremos todos iguais, todos violentos?! Devemos respeitar as minorias e a diferença. Todos fazem parte da Humanidade, de um planeta onde todos ocupam o seu lugar!
Tendo em conta o fanatismo de muitos, se me permitem, aproveito para fazer um apelo aos cartoonistas, jornalistas e a todos os indivíduos que têm possibilidade de se manifestarem publicamente, para que se lembrem que a liberdade de expressão deles, pode provocar dezenas, centenas e até milhares de vítimas inocentes!
Usem as palavras e imagens com inteligência...
Sem imagem de perfil

De FREEMIND a 13.01.2015 às 10:33

desculpe, por acaso entendeu qual a mensagem que o cartoon quer dar?
creio que não, o problema das pessoas é não saberem interpretar!!!
Sem imagem de perfil

De cec a 13.01.2015 às 10:29

cartoon absolutamente pertinente! parabéns Henrique - não vai ter é muita gente a entendê-lo...
Sem imagem de perfil

De AP a 13.01.2015 às 13:15

eu não sabia é que já se encontram Tshirts destas nas feiras...
Sem imagem de perfil

De Paulo Almeida a 13.01.2015 às 11:01

Acho que a mente humana está completamente distorcida. Já não se consegue distinguir entre o bem e o mal, o bom gosto e o asqueroso. Está-se mesmo a ver que vão começar a surgir situações como esta. Eu sou Charlie pelo facto de não concordar com os actos de terrorismo e não com por causa dos insultos intelectuais. Em França morreram 19 pessoas e fez-se o espectáculo que se viu. Na Nigéria, bem como noutros locais morrem milhares e pouco ou nada se diz ou faz. Os ciganos e os pretos não têm culpa! Quem tem culpa são aqueles que os marginalizam e que os consideram diferentes. Se calhar deveriam, primeiro, estar em paz com eles próprios. Só depois tecer comentários irrefletidos. Os políticos e o poder económico são os culpados da grande maioria das atrocidades que assistimos todos os dias. No entanto o povo continua a participar em sondagens e eleições. Esquecem depressa. Hoje dizem mal de uns, amanhã dizem mal de outros. Só dizem mal. É o que melhor sabem fazer. O circo está armado e não há maneira do povo abrir os olhos!
Sem imagem de perfil

De AP a 13.01.2015 às 13:20

... e assim aos poucos a convencer os esquecidos, no meio da histeria colectiva, um extremista qualquer com sede de poder chega a Chanceler, depois a Fuhrer e quando damos por ela querem-nos obrigar a andar com uma metralhadora na mão e mandam-nos (aos outros claro!) marchar em frente em nome de um ideal distorcido. A bola de neve aumenta e temos a loucura colectiva instalada.
Sem imagem de perfil

De art a 13.01.2015 às 11:03

PARABÉNS, caro Henrique.

Realmente, a malta tuga tem um déficit de interpretação chocante.
Todos conhecemos as suas ideias (e não digo apenas a nível clubístico, hehe) e se temos a certeza é de que o caro Henrique não defende as "ideias" que a bonecada do seu cartoon "professa".

O "Charlie Hebdo" é um lixo provocatório, em minha opinião; mas ainda bem que existe, pois uma democracia liberal é composta disso mesmo: direitistas, esquerdistas, centristas, anarquistas, etc.

A liberdade de expressão é isso mesmo: aceitarmos as opiniões dos outros, mesmo quando as consideramos como "lixo provocatório".

Abraço e PROVOQUE!!!
Sem imagem de perfil

De OLP a 13.01.2015 às 11:19

Quando o cartoonista e alguns comentadores acima, mencionam "os ciganos", será que se estão a referir àquela cambada de hipócritas dos governantes portugueses e europeus que marcharam de braço dado no domingo em Paris?
Sem imagem de perfil

De AP a 13.01.2015 às 13:32

não esses são piratas... e com gravatas, que usam luvas mas piratas somos nós!
Sem imagem de perfil

De Mário João Castro a 13.01.2015 às 11:22

Sabedoria para interpretar
a criatividade alheia...
não é fácil agradar
quando a coisa fica feia!

Soltem os preconceitos
soltem as gargalhadas
não vejo aqui perfeitos
só oportunidades falhadas!

Analisem bem o cartoon
sem a mente vos controlar
façam um belo zoom
do Henrique a ironizar!

Todos queremos estar
do lado da emoção
mas se algo incomodar
lá vem a comparação!

Portugal é bem diferente
temos todos de o assumir
descobrimos mundo e gente
e o muito que há-de vir!

Descobrir dentro de nós
aquele pedaço de humanismo
agradecendo aos egrégios avós
o seu genuíno heroísmo!

Se somos Altar do Mundo
foi M A R I A que nos escolheu
mensagem de Amor profundo
foi D E U S que A convenceu!

Quem sabe se ELE e ELA sorriem?
do que brincamos sem malfazer?
todos juntos, por fim, confiem
na semente do BEM a colher!
Sem imagem de perfil

De Cesco a 13.01.2015 às 12:09

Eh eh, 'tá porreiro o cartoon.

No entanto, e na minha opinião, não teria ficado nada mal se as palavras, pretos, ciganos e chinocas, estivessem entre aspas, pois teriam um significado não tão directo / correlacionável, e seria muito mais clara a mensagem que pretende ser passada com este cartoon!

PS : "pretos", "ciganos", "chinocas", parece-me muito menos "ofensivo"
Sem imagem de perfil

De Bruno a 15.01.2015 às 15:23


Piada do dia:

Ofensivo caro Cesco ? Tu n'est pas Charlie :)

Aviso desde já que vou ser irónico para não provocar vários comentários indesejados. Je suis Charlie, viva a liberdade de expressão, posso dizer livremente o que me bem apetecer :)
Se não posso dizer o que me apetecer, mesmo sendo ofensivo ou com intenção de gozar só pode significar que não tenho liberdade de expressão hehe

Terminando a ironia acho que tem razão ;)
Sem imagem de perfil

De Cesco a 15.01.2015 às 20:18

Daí as aspas :)))))

Comentar post


Pág. 1/3



Publicidade


No facebook





Pesquisar cartoons

  Pesquisar no Blog

Anos de Cartoons

2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015