Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Enorme,brutal,colossal 2012 - Henricartoon em livro

por Henrique Monteiro, em 21.04.13
(Publicado em SAPO TV)

19.04.2013

Henrique Monteiro salta da web para o papel e publica os seus melhores 'bonecos' em livro, resultado de um ano de atividade política e social satirizada pelo autor. 

“Enorme, brutal, colossal 2012”, o livro de Henrique Monteiro, chega às nas bancas na próxima semana, estando a apresentação marcada para dia 23, às 18h30, na FNAC do Colombo. 

As “análises coloridas” do cartoonista à atualidade podem ser encontradas também no MEO Kanal 266080, onde Henrique Monteiro revela um pouco do processo de criação de cada “boneco” e conta como é traçar a linha de alguns dos seus personagens mais frequentes. 

"Apesar da crise (ou por causa dela) esta é uma época excelente para ser cartoonista, e 2012 foi um ano muito rico de personagens", assume o artista que conquistou Maria José Magalhães, da Editora Leya, pela sua capacidade de construir com os figurinos críticas perspicazes e subtis.

"Perguntar-me-ão, curiosos, o que me ‘propulsionou’ a transformar os gags do Henrique Monteiro em livro. Embora o homem seja o único animal que tem essa capacidade incrível de rir, de se rir de si próprio, muito poucos de nós teremos a perspicácia necessária para, com humor, fazer autênticas (trági)comédias à velha maneira de Plauto”, começa por dizer Maria Magalhães, salientando os pontos fortes do trabalho de Henrique. 

“Confesso que vários aspetos me fascinaram quando vi pela primeira vez (e ainda vejo) os Henricartoons no SAPO: a capacidade que têm de nos fazer rir – ou sorrir -, a subtileza com que retratam as situações mais caricatas da nossa sociedade (o que contribui para criar e derrubar paradigmas), a forma simples e perplexa como estão construídos, mas sobretudo a chave que representam para a compreensão futura de uma cultura e de uma época que é aquela em que vivemos”, conclui a editora.

Henrique Monteiro começou por colaborar com o Expresso, tendo passado posteriormente por diversas publicações. Em 2009 os seus cartoons começaram a ser destacados diariamente no portal SAPO Notícias e no site SAPO Desporto.

“Enorme, brutal, colossal 2012” já pode ser visto online através do site da ASA, havendo ainda a possibilidade de “espreitar por dentro” esta coletânea de Henrique Monteiro.

Veja, em primeira mão, alguns dos cartoons que compõem esta obra de Henrique Monteiro aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Publicidade


No facebook





Pesquisar cartoons

  Pesquisar no Blog

Anos de Cartoons

2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015